sábado, 20 de abril de 2019

O Plano Canadá: como, quando e por onde começar!

Quando decidimos que ir embora do Brasil é uma meta a ser cumprida, a primeira coisa que nos vem à cabeça é: "Tá, mas e agora? Por onde eu começo?"
Respira fundo! EU SEI que não é fácil. Mas vou te mostrar agora que também não é um bicho de sete cabeças. 
Resumindo, tudo o que você precisa é: de um bom planejamento e FOCO!


É uma sensação boa estar perdido na direção certa.
Sei que falar é muito mais fácil do que colocar em prática, mas você já se pegou pensando em quanto tempo você já perdeu porque não planejou as coisas e depois ficou com preguiça ou medo de executá-las?

O Plano Canadá (ou O-Plano-de-ir-morar-fora-do-Brasil, se preferir assim), quando feito previamente e de forma consciente, te dá total controle da situação. O que faz você se sentir muito mais seguro quando chegar a "hora do vamos ver". 
Esse planejamento é algo a ser feito a longo prazo, portanto, a pressa e a ansiedade são suas inimigas!

E aqui vai uma dica importantíssima, principalmente para aqueles que, assim como eu, são mais medrosos e ansiosos: cuidado com o excesso de planejamento! Não planejar é, sem dúvida, uma péssima ideia, mas planejar demais também te dará uma sensação de insegurança com o passar do tempo. O que fará com que você desista do seu plano. Considere esse alerta importante, pois isso quase aconteceu comigo.
Mas vamos lá, sem enrolação: PARE de gastar com o que você não precisa e economize dinheiro. 
Aí está uma boa forma de começar o nosso Plano Canadá!


PRIMEIRO PASSO: GUARDAR DINHEIRO
Uma das principais etapas (se não A principal) e fundamental: economizar. Eu sei muito bem que a situação econômica do Brasil e dos brasileiros não está um mar de rosas. Então, muito FOCO nesta etapa! Pois, infelizmente esse é o primeiro motivo que fazem as pessoas desistirem do Plano Canadá. 

Ainda me considero uma pessoa muito consumista e gastona (preciso mudar isso, eu sei), mas eu era pior. Com o Plano Canadá acontecendo, toda a ansiedade e vontade de mudar de vida me mantiveram focada a economizar. Passei por diversos empregos, bicos (ajudei nos negócios de vários familiares e amigos) e me mantive com a minha loja virtual. Cortei diversos gastos desnecessários (assinaturas e mensalidades de revistas por exemplo, diminui o plano do celular) e passei a vender muitas das minhas coisas. 
Falei muito sobre economizar dinheiro e dei dicas valiosíssimas de como fazer, é só clicar aqui para ler a postagem.  Uma coisa é certa, tenha cuidado com gastos banais!


SEGUNDO PASSO: AULAS DE INGLÊS
Este aqui é outro ponto que eu acho muito importante você pensar a respeito (e com carinho).  Você chegar no Canadá com um inglês de nível intermediário para avançado é uma super vantagem para conseguir um bom emprego e/ou se sair bem na faculdade, concorda comigo?

Mas, "peraí Giolie, você mesma não disse ali em cima que devemos cortar gastos e economizar?" Sim, eu disse! E por isso mesmo que a minha dica de ouro é: comece inglês aqui do Brasil, para que quando você chegar no Canadá, você não gaste tanto com os estudos.  Porque, sinto lhes dizer meus caros, pagar os estudos lá fora é um investimento maravilhoso, mas sai caro. 

E, falando por mim, confesso que se eu não tivesse voltado com as minhas aulas de inglês, eu iria para essa viagem muito mais medrosa e insegura. Pelo menos eu sei que no idioma, eu me garanti!


TERCEIRO PASSO: TRAÇAR UM PLANO  (e pesquisar)
Qual é o melhor caminho para você sair do país? O Canadá é o país certo para você? Qual província/ território combina mais com as suas necessidades? Qual lugar possui o melhor custo benefício? Quantos anos você tem? Possui família? Filhos? Você pensa em estudar? Por quanto tempo pretende ficar? Gostaria de trabalhar no Canadá? Exercer a mesma profissão que você exerce aqui no Brasil? Quer ter a experiência e depois voltar para o Brasil ou pensa em processo de imigração? etc...

Durante anos eu me fiz essas perguntas e pesquisei sobre elas. Existem N formas de você viajar para o Canadá e sei lá quantos processos de imigração diferentes para os quais podemos aplicar. E tudo depende das respostas das perguntas acima: o seu perfil (idade, estado civil, se possui filhos, sua profissão etc), o que você busca (apenas estudos, estudo + trabalho, apenas trabalho, imigração...), e qual o melhor lugar para ir (em termos de facilidade para se acostumar e custo benefício).

-
Eu sei que é muita coisa. Mas lembrem-se: eu e o Murilo demoramos mais de 5 anos para conseguirmos colocar esse plano em prática, e como eu disse: o Plano Canadá trata-se de um planejamento a longo prazo. 


A grande maioria das boas agências focadas em Intercâmbio e Imigração para o Canadá conseguem te ajudar, muitas delas fazem uma consulta inicial (gratuita!) e mostram os melhores caminhos para você, de acordo com o seu perfil e o que você deseja fazer. E é com muito carinho que eu indico aqui a Hi Bonjour! Uma agência brasileira e canadense especializada em programas de intercâmbio no Canadá desde 2013 e que me ajudou a colocar o meu Plano Canadá em prática! Quer saber como é? Para entrar em contato com a agência, é só clicar aqui.

-
Existem também muitos (muitos mesmo!) sites e blogs que me ajudaram com as escolhas do meu planejamento. E espero, de coração, que o meu blog também possa ajudar você com as suas escolhas, sanar muitas dúvidas e trazer diversas curiosidades sobre essa minha Nova Vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário