Hey! Vamos falar de coisa boa? Não, eu não tenho uma TekPix.
Hoje eu vim aqui contar um pouco sobre a minha experiência com o eTA (eletronic travel authorization), como foi rápido, fácil, e barato obter-lo.
Em maio de 2017 o governo Canadense inventou uma maravilha (que a gente chamou de uma mão na roda), o eTA, uma autorização eletrônica de viagem que veio para facilitar o processo de imigração e pedido de obtenção de visto bem mais prático. Ele não é um visto, como o próprio nome diz é uma autorização de viagem, e para obtê-lo necessário atender alguns requisitos.
Pensando em como o pedido do eTA foi simples, resolvi deixar um passo a passo aqui para encoraja-los a pedir essa autorização por conta própria, assim como eu me senti encorajada a fazer tudo sozinha apenas fuçando na internet.
QUEM PODE SOLICITAR O eTA?
- Quem possui visto válido para os Estados Unidos; E/ OU
- Quem já obteve visto canadense nos últimos 10 anos; OU
- Cidadãos com passaporte válido de alguns países. Clique aqui para ver a lista.
ATENÇÃO - RESTRIÇÕES!
O eTA é válido apenas se a sua primeira entrada no Canadá for via aérea. Optando por entrar via terrestre (carro, ônibus, etc.) ou marítima, você deverá obter o visto canadense.
O QUE VOCÊ PRECISA:
- Passaporte válido;
- Visto canadense dos últimos 10 anos OU visto válido para os Estados Unidos;
- Cartão de crédito (internacional);
- Acesso à Internet (porque você vai solicitar online);
- Domínio do inglês para conseguir solicitar o eTA por conta própria, ou alguém do seu lado que traduza para você :)
VALOR:
O eTA custa apenas C$7.00 (sete dólares canadenses).
ELEGIBILIDADE:
Antes de aplicar para o eTA você pode verificar no próprio site do governo canadense se você elegível para ter essa autorização. Use este link para a verificação: http://www.cic.gc.ca/english/visit/visas.asp , responda cinco perguntas (simples) e pronto!
APLICANDO ONLINE PARA O eTA:
1. Vá ao website oficial do governo canadense, na sessão Electronic Travel Authorization (eTA), e clique em Apply Online for an eTA, role a página para baixo e clique em Apply for an eTA.
2. O próprio site do governo canadense disponibiliza um Guia de Ajuda para Solicitação em português! Mas lembre-se: a solicitação em si é inteiramente em inglês.
3. Ao avançar a página você começará a aplicação e terá que responder a uma série de perguntas (básicas), como dados pessoais, dados do passaporte, dados do visto americano válido ou antigo(s) visto(s) canadense(s), se você está aplicando para você mesmo ou para outra pessoa (filhos, por exemplo), informações sobre trabalho, dados para contato (email, telefone e endereço), informações de viagem (se você já possui data ou passagem comprada), e informações extras.
4. As perguntas são bem simples mas é importantíssimo lembrar: SEMPRE coloque informações verdadeiras, pois haverá a possibilidade de você ter de comprovar-las depois.
5. Ao chegar ao fim das perguntas, você precisará confirma-las antes de enviar.
6. Prossiga para o pagamento.
AGUARDANDO A APROVAÇÃO:
Normalmente a aprovação do eTA chegará no seu email em MINUTOS! Lembre-se de verificar a caixa de Spam e ficar atento se você recebeu um email com o remetente Citizenship and Immigration Canada.
Como eu disse, a maioria das aprovações chegam em minutos, porém o próprio governo canadense diz que a aprovação do eTA Canadá pode demorar até 72 horas.
-
E PRONTO! A autorização de viagem, como dito: é eletrônica! Você não terá um adesivo ou estampa em seu passaporte. Todos os seus dados (assim como a própria autorização e aprovação) estarão no sistema do governo canadense e das empresas aéreas para que elas permitam o seu check-in.
IMPORTANTE: eu e o Murilo, como somos pessoas prevenidas, imprimimos o email da aprovação (que contém o número do eTA) e deixamos dentro do passaporte dele para levarmos na viagem. Recomendo que vocês façam o mesmo.
NÃO RECEBI OU O MEU eTA NÃO FOI AUTORIZADO:
Caso você não receba o email de aprovação em 72 horas, você precisará mandar uma notificação para a imigração canadense preenchendo o IRCC Form, clique aqui.
Se o seu pedido for negado, você receberá um email que explicará o motivo. Há diversos motivos para negarem o eTA e dependendo dele o ideal é reaplicar pelo processo completo de visto para que você consiga mandar mais provas para a imigração.
-
Ufa! Acho que isso é tudo. Comente aqui como foi o seu processo do eTA ou se você está pensando em fazer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário