domingo, 21 de junho de 2020

Documento de identidade canadense em Toronto - Ontario Photo ID

Bom dia, boa tarde ou boa noite gente linda!

Hoje eu vou falar pra vocês sobre o Ontario Photo ID, um documento útil e necessário para quem vem passar um período superior a seis meses aqui em Toronto e muita gente não sabe disso. Falo especificamente em Toronto pois é onde estou, e uma coisa curiosa é que cada província tem o seu documento de identificação e neles contem um número, o seu nome completo, endereço, altura (? estranho né?) e idade. 

A vantagem de ter esse documento é que ele é uma boa alternativa para você não ter que andar com o seu passaporte na bolsa o tempo todo. Já pensou perder o passaporte brasileiro em terras canadenses? Imagina a dor de cabeça...

O Ontario Photo ID é válido para que não possui carteira de motorista canadense, pois um substitui o outro. Assim quando você tirar a carteira de motorista daqui, o seu Photo ID será invalidado. 

Você pode fazer o seu em qualquer posto do Service Ontario, precisando apenas levar o passaporte e o study/work permit e pagar uma taxa de $35 CAD (pode ser pago com débito, crédito ou dinheiro). Esse documento tem uma validade de 5 anos. 

Quando eu fui fazer o meu Ontario Photo ID, eu dei sorte porque o posto do Service Ontario que escolhi estava meio vazio, então mal tive que esperar e tudo foi feito em questão de cinco minutinhos.  
Depois de umas três semanas (o prazo oficial é de 4-6 semanas) o meu documento chegou em casa pelo Canada Post (os correios daqui).

-
Bem simples né? Se quiserem mais informações, é só visitar:  www.ontario.ca/ontario-photo-card


sábado, 6 de junho de 2020

Desabafos dentro de uma pandemia - estando em Toronto


ALERTA:
Textão de desabafo - foi necessário. 


Não foi fácil. Não está sendo fácil. Infelizmente não vai ficar mais fácil. Não vai melhorar; não agora. 
Tem dias que é difícil ter pensamentos positivos. É difícil se manter otimista quando a realidade bate na tua cara e mostra o que de fato está acontecendo. Às vezes tenho inveja dos ignorantes. Nota: segundo o dicionário, a definição de ignorante é aquele que desconhece a existência de algo; que não está a par de alguma coisa. Assim, para aqueles que estão sempre felizes nas redes sociais e querendo mostrar o lado bom da quarentena, na minha visão parecem estar a par da realidade. A quarentena não tem lado bom. Desculpe, não tem. Tudo é, sobretudo, triste. Não consigo romantizar a ideia de que a pessoa só está tendo tempo para a família porque o trabalho e a rotina a obrigou a ficar em casa. 

Às vezes o desânimo nos ataca de uma maneira,
que a gente larga tudo por fazer, até as
pequenas coisas que a gente ama.
Tirinha por: @aqueleeitaoficial (Instagram)
Passar por isso é angustiante. Eu e o Murilo estamos bem por aqui. O Canadá foi um dos países que tiveram uma rápida resposta diante da pandemia e entramos em quarentena total logo no começo do mês de março de 2020. Tudo fechou. Os lugares ficaram vazios. As aulas foram canceladas. Muitos puderam trabalhar de casa. Outros perderam o emprego. O Governo Canadense ajudou muita gente. Muito dinheiro foi distribuído. No começo a cidade de Toronto parecia uma cidade fantasma. Ninguém nas ruas. Os transportes públicos vazios. E mesmo assim os números de infectados só aumentavam. Mais mortes todos os dias. Medo. Angústia. Solidão. Até que o pior passou. Ou pelo menos parece ter passado. O governo começou a relaxar a quarentena. E as pessoas nas ruas passaram a relaxar ainda mais. Tiveram aglomerações e muita gente sem noção. Lotando parques e lugares. É, nenhum lugar é perfeito e eu reconheço isso. Às vezes eu deixo dois ou três ônibus passarem porque tem muita gente lá dentro, e eu tenho medo de entrar. 

Eu me preocupei muito com a gente. Sozinhos em outro país. Sem a família. Recomeçando a vida. Construindo tudo aos pouquinhos. E de repente essa situação... que passou! Demorou, parecia sem fim e impossível, mas passou. O problema é que aquele nó na garganta ainda está aqui. Antes seu temia por mim, pelo Murilo. Agora eu temo pelos meus queridos, que deixei no Brasil. 

Há minutos eu deletei o Twitter do meu celular, pois eu não aguentava mais ler a realidade do meu Brasil. Mais de mil mortes POR DIA. Todos os dias. Pessoas não acreditando na real gravidade da pandemia.  Pessoas furando a quarentena e incentivando outros a fazerem o mesmo. Pessoas relativizando o vírus e o contágio. Pessoas tendo a capacidade de espalhar mentiras. Pessoas idolatrando outras pessoas que mereciam ser ignoradas. Pessoas ignorantes, a par da situação. Eu deletei o Twitter porque nas últimas semanas eu li diversos relatos de pessoas que perderam todos os entes da família em questão de dias. DIAS. A cada relato eu desmoronava. Todas as noites eu choro pelos meus pais, meus avós, e por todas as pessoas que me são queridas e que tenho saudades. Eu tenho medo. Medo de nunca mais poder ver aquela pessoa, caso o pior aconteça.

Quando 2020 chegou eu prometi a mim mesma que iria me comportar diferente. Ia curtir mais a minha nova vida sem me preocupar tanto, sem ser paranóica com os meus estudos e trabalho. Eu queria sair mais, andar por aí, descobrir novos lugares, fazer novas amizades, tirar mais fotos, deixar o meu cafofo mais confortável e, acima de tudo ser mais otimista. Tudo começou de uma forma ótima. Janeiro foi cheio de passeios inusitados e muita expectativa. Fevereiro começou com o Murilo tirando a Drivers License dele (a carta de motorista canadense) e com muitos planos para que meus pais e minha irmã viessem me visitar. Eu já tinha pesquisado tudo: a juntada de documentos para eles tirarem o visto de turismo, o preenchimento dos imensos formulários, já tinha pesquisado lugares para eles ficarem e eu até tinha construído um mini roteiro de passeios que faríamos todos juntos. E então a realidade destruiu toda e qualquer expectativa. Eu queria tanto ver meus pais. 

O ano de 2020 está sendo tudo aquilo que todo mundo temia: horrível. Para todos. Para o mundo. Mas aqui, eu tenho que dizer que esse ano é necessário, como um tapa na cara da sociedade. Não é bom, muito pelo contrário! Mas necessário. A maioria dos seres humanos somente aprende com os erros e com as consequências dos próprios atos. Tratamos mal o mundo. Tratamos mal a natureza, não cuidamos e nem a preservamos. Tratamos mal uns aos outros. Tratamos mal aqueles que nos amam. Tratamos mal nós mesmos. Eu sinto muito. Sinto muito por todos aqueles que perderam muito. Ou pior, perderam tudo. Eu não consigo imaginar tamanha dor. 

O modo de viver mudou e provavelmente não voltará a ser como era antes. Algumas pessoas brincam que devemos cancelar o ano de 2020. Mas não tem como e precisamos aprender a passar por ele. Querendo ou não. A gente que lute. 

sábado, 23 de maio de 2020

Os motivos que nos fizeram escolher o Canadá

Uma foto da GTA (Grand Toronto Area) um mês
antes da pandemia chegar. Janeiro de 2020.
 

Oi pessoas! Como estão? Resolvi mudar o dia de postagem aqui no blog porque, conforme votação e pedidos de vocês (olha que chique! hehehe) vou começar a treinar para gravar vídeos e mudar a maneira de criação de conteúdo, mesmo porque eu preciso MUITO treinar para parar de ter vergonha da câmera.

O assunto que quero deixar registrado aqui hoje é sobre os nossos motivos de termos escolhido o Canadá como destino de um sonho compartilhado. Falo do Canadá em geral porque eu e o Murilo temos vontade de morar em outros lugares daqui, que não seja Toronto. 

Vou tratar o assunto de uma forma mais resumida e simples, para que não fique muito cansativo e repetitivo. Vamos lá:


QUALIDADE DE VIDA
Pensou em um país que está nos Top 10 a respeito de qualidade de vida, pensou em Canadá. O país sempre lidera nas melhores posições quando o assunto é segurança e é referência no mercado de trabalho, visto que o país possui uma das menores taxas de desemprego do mundo. Além do Canadá possuir uma economia estável o país tem toda uma infraestrutura e preocupação com o meio ambiente que faz com que quem more aqui tenha uma vida mais saudável. Confesso que o fator da segurança é o que mais me deixa feliz de ter escolhido esse país como destino. Outra coisa que encanta e que podemos incluir em qualidade de vida é o poder de compra que você consegue aqui no Canadá. As pessoas pensam que a gente fica rico automaticamente ao chegar aqui, porque compramos produtos da Apple, eletrodomésticos de marcas que no Brasil são caros e muitas roupas e acessórios. Porém, o que acontece é que com o salário mínimo daqui (Ontario é C$14 a hora) você consegue comprar essas coisas normalmente e elas não são consideradas luxo, diferente do Brasil. 

MULTICULTURAL E (QUASE) SEM PRECONCEITOS
Uma das coisas que mais me encantaram quando visitei o Canadá pela primeira vez em 2012, foi a diversidade. Eu sou apaixonada por conhecer novas culturas e diferentes costumes e Toronto conseguiu proporcionar que eu vivesse o mundo todo em um lugar só. É lógico que nenhum lugar no mundo é perfeito e pessoas ruins e com más intenções existem em todo lugar, mas em Toronto, por ser uma região multicultural o preconceito tende a não existir, e quando algo do tipo acontece a pessoa desrespeitosa é sempre repreendida pela comunidade e até pelas autoridades. 

ESTUDO E TRABALHO
O Canadá é um país que investe muito em educação e é reconhecido mundialmente por isso. Ser formado aqui não apenas abrirá portas e oportunidades de trabalho nas terras do Maple Syrup, mas como também em qualquer cantinho do mundo. Sou suspeita para falar da educação no estilo canadense pois faço um college aqui. Ainda estou programando uma postagem especial em que falarei só do meu college e dos meus estudos, mas já posso adiantar que até a forma em que eles tratam a educação aqui é bem diferente do Brasil. Como eu disse no tópico sobre qualidade de vida, o Canadá possui uma das menores taxas de desemprego do mundo e independente do seu nível educacional, há diversas vagas de emprego e com salários justos.

POSSIBILIDADE DE IMIGRAÇÃO
Há cerca de 60 tipos diferentes de vistos e possibilidades de imigrar para o Canadá! E ao começar estudar todas essas maneiras de conseguir a residência permanente, você começa a perceber que existe aquele programa que se encaixa perfeitamente para a sua situação e o que parecia algo impossível, nem parece mais tão difícil de ser conquistado. E vale lembrar que a cada ano que passa, mais e mais brasileiros são convidados para se tornarem residentes permanentes no Canadá. Hoje em dia somos a quarta nacionalidade que mais realiza o pedido de permanência.

TRANSPORTE PÚBLICO EFICIENTE
Pra quem tem carro, ama ter carro e dirigir e é totalmente dependente disso esse ponto pode não parecer um bom motivo, mas para eu que DETESTO e só dirigi no Brasil por pressão e necessidade, um país com um transporte público eficiente é algo muito atrativo para mim. O transporte público de Toronto possui uma infinidade de rotas e já rodei quase tudo por aqui sem muita dificuldade, além de ter respeito com os horários. E ah! Tem ainda quem reclama sabia? Mas pra euzinha aqui que já passou perrengues travada na estação da Sé em São Paulo, o TTC é maravilhoso!

-

Ainda existem uns motivos a mais para termos escolhido o Canadá, mas creio que esses são os mais importantes que podemos listar agora. Outros exemplos de motivação são as belezas naturais, o clima com as quatro estações bem definidas e também a existência de um sistema de saúde gratuita (diferente dos EUA). 

E aí? Quando o seu plano Canadá irá sair do papel?

domingo, 17 de maio de 2020

Postagem Bônus: nossos gastos com vistos e imigração canadense

Olá queridos e queridas!
A postagem de hoje, conforme prometido, é um bônus! Vou mostrar para vocês os gastos (investimentos né?) que tivemos (até agora né hehehe) com o meu visto de estudante, o eTA para o Murilo, a extensão do meu study permit e o pedido do work permit para o Murilo. 

 IMPORTANTE:  os gastos (investimentos) que vou mostrar aqui para vocês são somente referentes aos vistos/ extensões. Se for interessante, posso fazer uma outra postagem com os gastos pré viagem e gastos no primeiro mês de Canadá.




1 - O STUDY PERMIT
  • Passaporte - R$258 (os nossos passaportes estavam vencidos, e obviamente, para dar entrada no study permit e no eTA tivemos que renová-los)
  • Visto para permissão de estudos - o Study Permit - C$150 (aproximadamente R$426 na época)
  • Consulta médica - R$340
  • Exame de sangue - R$127
  • Raio X Tórax - R$150
  • Biometria - C$85 (aproximadamente R$242 na época)
  • Valor cobrado pela agência Klaps Immigration pela assessoria, pelos cuidados burocráticos e por toda a paciência que a Juliana teve comigo - C$200 (aproximadamente R$570 na época)
TOTAL gasto em reais: R$ 2.113,00
*valores em janeiro de 2019

Pessoal, lembrando que esses foram os gastos básicos que provavelmente todo mundo que for tirar o study permit terá. Porém, houveram outros gastos que vai depender da situação de cada um. Eu, por exemplo, não tive gasto com matrícula do college, pois o Seneca não cobra para enviar a carta de aceitação, o que pode ser diferente com outros colleges. Mas tive gastos com contabilidade, pois eu solicitei declarações que comprovassem a renda da minha loja dos últimos três meses para a parte da comprovação financeira no pedido do visto. 
Lembrando também que os valores da consulta médica e exames variam muito. Tudo depende da sua localidade e se o seu plano de saúde cobre 100% do valor ou pelo menos uma parte dele. No meu caso, eu fiz tudo em São Paulo e infelizmente tive que arcar com todo o valor pois o meu convênio não cobria. 


2 - O eTA 
  • Passaporte - R$258
  • Emissão do eTA - C$7 (aproximadamente  R$21.50 na época) - a melhor parte de todos os nossos investimentos! 
TOTAL gasto em reais: R$279.50
*valores em janeiro de 2019


3 - EXTENSÃO DO STUDY PERMIT E WORK PERMIT
  • Tradução juramentada do diploma, histórico e certificado do ensino mais elevado do Brasil - C$138 (aproximadamente R$399 na época)
  • Tradução juramentada da certidão de casamento - C$46 (aprox. R$132)
  • Tradução juramentada de comprovantes financeiros - C$35 (aprox. R$100)
  • Study Permit Extension - C$150 (aprox. R$432)
  • Work Permit - C$155 (aprox. R$446)
  • Consulta Médica Murilo com exame de sangue - C$200 (aprox. R$576)
  • Raio X Tórax - C$75 (aprox. R$216)
     TOTAL gasto em reais: R$2.301,00
     *valores em junho de 2019

A extensão do study permit e o pedido do work permit foram feitos daqui de Toronto, por isso os preços iniciais estão em dólares canadenses e vocês podem perceber uma boa variação de valor ao convertermos para real. 


-
Pois é pessoal, esse é o valor para se manter com status legal no Canadá. No meu caso isso durará até o fim do meu college porque depois novos gastos virão. Gastos não, prefiro chama-los de INVESTIMENTOS, visto que isso faz parte do meu plano Canadá e das minhas conquistas. Porque ah... Nada como a sensação de alívio e felicidade de mais uma etapa concluída e objetivo conquistado ao receber aquele e-mail com o APPROVED estampado no meio da página.

domingo, 10 de maio de 2020

Uma saga chamada: tirando o visto (parte III - extensão do study permit e o work permit)

Bom dia, boa tarde ou boa noite para vocês. Espero que estejam todos bem e confortáveis porque a postagem de hoje será cheia de lamentações. Porque olha… pedido de extensão de visto e permissão, quando pedido daqui de dentro do Canadá, é algo que demora e que te deixa em uma situação horrível! Mas bem, vamos por partes!


UMA CORRIDA CONTRA O TEMPO
Ao chegarmos em Toronto, com o meu study permit e o Murilo com o eTA comecei o meu Academic Pathway Program na Study QUEST. Os meus estudos teriam a duração de 12 semanas e infelizmente o meu study permit também! O que aconteceu: simplesmente a imigração viu a data do término dos meus estudos no Pathway Program (28 de junho de 2019) e colocaram a validade do study permit para APENAS UM DIA A MAIS (29 de junho de 2019). E aí vocês me perguntam: E daí? Qual seria o problema?
Nossos certificados da Study Quest: o meu TOP of the Class,
o meu certificado de conclusão do Academic Pathway Program,
e o Certificado de Estudos do Murilo :)

O problema é que no último dia de aula desse curso eu teria uma prova, prova essa essencial para eu ser aceita definitivamente no college e dias após a prova seria emitido um certificado necessário para anexar no processo de extensão do visto. Ou seja, não daria tempo! Eu ficaria ilegal e sem permissão de estar no país. 

Mas sim, tudo deu certo! E o que eu fiz foi pedir para a Study Quest para que eu fizesse a minha prova final 2 semanas antes, assim eu teria tempo de receber o certificado e aplicar para a extensão do study permit antes do meu status atual vencer, assim eu não teria nenhum problema. Pois, por mais que a resposta da imigração demore, enquanto você esta na espera dela você não esta ilegal no país. Esse meio termo se chama Implied Status - a única condição é que você não pode sair do país até receber a resposta da imigração com um sim ou não do seu visto. 

Bem, assim foram 10 semanas de muito estudo e dedicação na Study Quest, pois afinal eu não teria tempo de uma segunda chance caso eu falhasse na prova. 

Se você ainda não viu, eu fiz uma postagem completa de como foram os meus estudos na Study Quest, está bem completo e cheio de informações, é só clicar aqui!


DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
Acho importante lembrar que além da extensão do meu study permit para o college, também foi solicitado o work permit (permissão de trabalho) para o Murilo. Visto que o marido/ esposa de quem faz o college tem esse direito de acordo com uma das milhaaaaares de possibilidades de imigração que o Canadá fornece. 

A parte boa é que a extensão de estudos com a permissão de trabalho pede bem menos documentos para anexar no processo, porém alguns deles devem ir com tradução juramentada, algo que não era necessário na primeira aplicação feita do Brasil. 

Mas vamos lá:
  • Questionário Extension Study Permit e Questionário Spouse Work Permit preenchidos;
  • Cópias dos passaportes com vistos, carimbos;
  • Cópias das permissões anteriores recebidas para a estadia no Canadá;
  • Cópias dos RGs;
  • Certidão de casamento *com tradução juramentada*;
  • Fotografia digital, do ombro para cima, com fundo branco (pode ser tirada do celular);
  • Comprovantes financeiros *com tradução juramentada* - aqui bastam extratos bancários (dos últimos 30 dias) para a comprovação financeira, bem mais simples pois não é necessário imposto de renda, holerites, contratos etc;
  • Carta de aceitação do College;
  • Recibo de pagamento do College (caso tenha feito);
  • Cópia do diploma, histórico e certificado de ensino mais elevado do Brasil *com tradução juramentada*;
  • Certificado de conclusão do Academic Pathway Program;
  • Exames médicos do Murilo (o meu já havia sido enviado na primeira aplicação).
E é isso! A lista para a documentação de pedido de extensão foi bem mais enxugada do que a do pedido inicial. 


EXAME MÉDICO PARA O MURILO
Como eu já havia feito todos os exames médicos para a minha primeira aplicação do study permit no Brasil, eu não precisei fazer novamente, pois eles tem a validade de mais ou menos um ano. 
Para o Murilo fizemos aqui em Toronto e digo que foi bem mais simples e mais rápidos do que os meus quando fiz no Brasil. 
Através desse link do site da imigração canadense você terá acesso há uma lista de médicos credenciados. Escolhemos o mais próximo da gente e agendamos um horário para a próxima semana, no próprio site. 
Chegando no local, o atendimento foi super rápido e foi feita uma consulta e exame de sangue. Depois fomos para outro lugar bem próximo onde foi feito o raio-x. 
E para isso tudo não gastamos mais do que 3h na parte da manhã. Diferente do Brasil que, para fazer a mesma coisa, eu gastei literalmente um dia inteiro!


PRAZO DA EXTENSÃO DO STUDY PERMIT E WORK PERMIT
Chegamos na pior parte. Na parte angustiante e que você se coloca a pensar se tudo isso valeu a pena, porque a demora é tanta que tudo o que você consegue pensar é que algo está errado e já era! Todo aquele seu investimento de tempo, paciência e dinheiro foram em vão. 
Novamente venho dizer que o prazo da imigração canadense não é respeitado. Nada adianta comparar com seus colegas, cada um terá um tempo diferente de resposta. Também nada adianta acompanhar pelo site oficial da imigração o tempo médio que eles mesmo estipulam. E sim, tudo varia pelo tipo da aplicação e da época em que você está aplicando. Por isso é importante você estar sempre adiantado, quanto antes você puder, faça!
Eu, aguardando os nossos vistos e permissões.

O que aconteceu comigo, e que você poderá ver aqui na minha timeline, é que o meu processo demorou tanto para ter uma resposta, que eu tive que começar as aulas no Seneca College sem ter a minha extensão de estudos. E como eu já tinha um visto de estudante anterior e estava no Implied Status aguardando a extensão desse mesmo visto, pude começar as minhas aulas normalmente na data combinada (enquanto aguardava a resposta!).
Após 130 DIAS CORRIDOS de espera, recebemos o nosso SIM. Dia 03 de Novembro de 2019. Tanto para a minha extensão do study permit como para o pedido de permissão de trabalho para o Murilo. E o prazo prometido pela imigração canadense na época, eram de apenas 48 dias corridos. 


-
Bom pessoal, agradeço quem acompanhou a postagem até aqui! O assunto da próxima postagem será um post bônus com todos os gastos que tive nessas três etapas: visto de estudante, eTA, extensão de vistos e todos os gastos dos 3 primeiros meses aqui no Canada.

domingo, 3 de maio de 2020

Uma saga chamada: tirando o visto (parte II - o eTA)

Hey! Vamos falar de coisa boa? Não, eu não tenho uma TekPix. 
Hoje eu vim aqui contar um pouco sobre a minha experiência com o eTA (eletronic travel authorization), como foi rápido, fácil, e barato obter-lo. 

Em maio de 2017 o governo Canadense inventou uma maravilha (que a gente chamou de uma mão na roda), o eTA, uma autorização eletrônica de viagem que veio para facilitar o processo de imigração e pedido de obtenção de visto bem mais prático. Ele não é um visto, como o próprio nome diz é uma autorização de viagem, e para obtê-lo necessário atender alguns requisitos. 

Pensando em como o pedido do eTA foi simples, resolvi deixar um passo a passo aqui para encoraja-los a pedir essa autorização por conta própria,  assim como eu me senti encorajada a fazer tudo sozinha apenas fuçando na internet. 




QUEM PODE SOLICITAR O eTA?
  • Quem possui visto válido para os Estados Unidos; E/ OU
  • Quem já obteve visto canadense nos últimos 10 anos; OU
  • Cidadãos com passaporte válido de alguns países. Clique aqui para ver a lista.

ATENÇÃO - RESTRIÇÕES!
O eTA é válido apenas se a sua primeira entrada no Canadá for via aérea. Optando por entrar via terrestre (carro, ônibus, etc.) ou marítima, você deverá obter o visto canadense.


O QUE VOCÊ PRECISA:
  • Passaporte válido;
  • Visto canadense dos últimos 10 anos OU visto válido para os Estados Unidos;
  • Cartão de crédito (internacional);
  • Acesso à Internet (porque você vai solicitar online);
  • Domínio do inglês para conseguir solicitar o eTA por conta própria, ou alguém do seu lado que traduza para você :)

VALOR:
O eTA custa apenas C$7.00 (sete dólares canadenses).


ELEGIBILIDADE:
Antes de aplicar para o eTA você pode verificar no próprio site do governo canadense se você elegível para ter essa autorização. Use este link para a verificação: http://www.cic.gc.ca/english/visit/visas.asp , responda cinco perguntas (simples) e pronto!


APLICANDO ONLINE PARA O eTA:

1. Vá ao website oficial do governo canadense, na sessão Electronic Travel Authorization (eTA), e clique em Apply Online for an eTA, role a página para baixo e clique em Apply for an eTA
2. O próprio site do governo canadense disponibiliza um Guia de Ajuda para Solicitação em português! Mas lembre-se: a solicitação em si é inteiramente em inglês.
3. Ao avançar a página você começará a aplicação e terá que responder a uma série de perguntas (básicas), como dados pessoais, dados do passaporte, dados do visto americano válido ou antigo(s) visto(s) canadense(s), se você está aplicando para você mesmo ou para outra pessoa (filhos, por exemplo), informações sobre trabalho, dados para contato (email, telefone e endereço), informações de viagem (se você já possui data ou passagem comprada), e informações extras.
4. As perguntas são bem simples mas é importantíssimo lembrar: SEMPRE coloque informações verdadeiras, pois haverá a possibilidade de você ter de comprovar-las depois.
5. Ao chegar ao fim das perguntas, você precisará confirma-las antes de enviar.
6. Prossiga para o pagamento.


AGUARDANDO A APROVAÇÃO:
Normalmente a aprovação do eTA chegará no seu email em MINUTOS! Lembre-se de verificar a caixa de Spam e ficar atento se você recebeu um email com o remetente Citizenship and Immigration Canada
Como eu disse, a maioria das aprovações chegam em minutos, porém o próprio governo canadense diz que a aprovação do eTA Canadá pode demorar até 72 horas. 

-
E PRONTO! A autorização de viagem, como dito: é eletrônica! Você não terá um adesivo ou estampa em seu passaporte. Todos os seus dados (assim como a própria autorização e aprovação) estarão no sistema do governo canadense e das empresas aéreas para que elas permitam o seu check-in.

IMPORTANTE: eu e o Murilo, como somos pessoas prevenidas, imprimimos o email da aprovação (que contém o número do eTA) e deixamos dentro do passaporte dele para levarmos na viagem. Recomendo que vocês façam o mesmo. 


NÃO RECEBI OU O MEU eTA NÃO FOI AUTORIZADO:
Caso você não receba o email de aprovação em 72 horas, você precisará mandar uma notificação para a imigração canadense preenchendo o IRCC Form, clique aqui

Se o seu pedido for negado, você receberá um email que explicará o motivo. Há diversos motivos para negarem o eTA e dependendo dele o ideal é reaplicar pelo processo completo de visto para que você consiga mandar mais provas para a imigração. 

-

Ufa! Acho que isso é tudo. Comente aqui como foi o seu processo do eTA ou se você está pensando em fazer. 

    terça-feira, 28 de abril de 2020

    Uma saga chamada: tirando o visto (parte I - o Study Permit)

    Bom dia, boa tarde ou boa noite queridos leitores.
    Hoje vamos conversar sobre um assunto bem sério e causador de muita ansiedade para nós viajantes: a obtenção do visto! Seja sobre o visto de turismo, estudante ou a trabalho estar informado sobre cada detalhe é muito importante para que a resposta seja positiva no final. Pois um pequeno detalhe ou desatenção pode lhe custar tempo, dinheiro e muita angústia. 



    Sabendo de tudo isso eu optei por contratar uma consultoria especializada, a Klaps Immigration, uma consultora brasileira especializada na obtenção de vistos para o Canadá e o seu escritório está localizado aqui em Toronto. O atendimento da Juliana é excepcional e com certeza eu a indico caso você tenha interesse na contratação desse serviço. 


    VISTO DE ESTUDANTE - GIOLIE
    Depois de muita conversa e uma análise do nosso perfil, a Juliana da Klaps me instruiu a aplicar para um visto de estudante para o período de 3 meses (período em que eu estaria fazendo o Academic Pathway Program) e perto do prazo de vencimento aplicaríamos para uma extensão da permissão de estudos para o então período do college. 

    Acho importante deixar registrado aqui que muitas agências atualmente estão instruído os seus clientes a irem como turistas ou emitirem o eTA (eletronic travel authorization) porém, o que presenciei aqui é que enquanto essas pessoas passaram por problemas para iniciar o college e tiveram uma demora muito maior na resposta da imigração, eu, já com o visto de estudante e com uma espera de extensão desse mesmo visto, pude começar as minhas aulas normalmente na data combinada (enquanto aguardava a resposta!). Já aqueles que vieram com eTA tiveram que adiar o início do college para o próximo semestre. 

    Combinado o que haveria de ser feito, comecei a juntada de documentos e me preparei para os exames médicos, todo esse processo no meu caso levou cerca de um mês.

    DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA O VISTO DE ESTUDANTE:
    • LOA (Letter of Acceptance): as cartas de aceitação tanto do curso do pathway quanto do college;
    • Recibo de pagamento do pathway e do primeiro semestre do college (se tiver - no meu caso o pathway já estava com o curso completo pago);
    • Foto (pode ser tirada do celular - do ombro para cima com o fundo branco);
    • Copia do(s) passaporte(s) - atual e antigos, se tiver - dos seus dados e de todas as páginas com vistos ou carimbos;
    • Certificado e histórico escolar dos seus cursos superiores no Brasil;
    • Extrato dos últimos 3 meses da conta bancária com o saldo disponível para a estadia no Canada;
    • Último Imposto de Renda com recibo de entrega (esse não foi pedido como obrigatório, mas se tiver melhor);
    • Cópia do RG;
    • Cópia da certidão de casamento ou união estável;
    • Contrato social da empresa e declaração de rendimentos dos últimos 3 meses (para quem possui emprego registrado, basta cópia do registro na carteira de trabalho e contrato + cópia dos últimos 3 holleriths);
    • Copia do(s) passaporte(s) do cônjuge que vai te acompanhar na viagem - atual e antigos, se tiver - dos seus dados e de todas as páginas com vistos ou carimbos;
    • Carta - Study Plan - o governo canadense pede para que você escreva uma carta, de até uma página, respondendo as seguintes perguntas: I - porque você deseja ir para o Canada; II - porque você escolheu esse curso e esse college; III - quais são as suas metas e; IV - como esse diploma canadense irá te beneficiar na sua carreira;
    • Questionário - preenchido - Questionnaire for Initial Study Permit Applications.

    SPONSOR: caso alguém da família dê suporte financeiro (por exemplo o cônjuge ou algum familiar, no meu caso eu inclui a minha mãe como sponsor) incluir:
    • Carta de suporte financeiro;
    • Documento da pessoa (RG ou passaporte);
    • 3 últimos holleriths/ contracheques para mostrar que o patrocinador está trabalhando;
    • último IR com o recibo de entrega;
    • Extrato dos últimos 3 meses da conta bancária com saldo disponível - pode ser conta corrente, poupança, fundo de investimento e/ou previdência privada. 

    EXAME MÉDICO: essa etapa não é obrigatória ser feita antes do envio do processo, porém optamos por fazer antes para ganharmos tempo! Os exames médicos são feitos com um médico credenciado do governo canadense. Você pode checar neste link aqui o mais próximo da sua localidade e também realizar o agendamento. 
    Essa parte foi um pouco chata e trabalhosa para mim, pois eu tive que ir de Vinhedo (interior) para São Paulo para fazer os exames médicos, visto que essa era a localidade mais próxima de um médico credenciado. E além de tudo ser particular e nada barato (são pouquíssimos convênios que cobrem) a consulta médica + exame de urina + exame de sangue + raio x levaram cerca de um dia inteiro.

    Tudo sobre o study permit (documentação, formulários para preencher, exames médicos necessários etc...) você pode checar aqui, no site da Imigração Canadense.


    PRAZO DO STUDY PERMIT 
    Eu garanto que essa é a PIOR e mais ANGUSTIANTE parte de todo o processo: a espera de uma resposta (ou para os mais dramáticos como eu: a espera de um milagre!)
    Infelizmente o prazo dado pelo site da imigração canadense não é respeitado. Na verdade aquilo é uma mera estimativa do possível tempo que o seu processo poderá levar. Isso tudo varia de cada caso e da época da aplicação. 

    Como vocês podem ver na minha timeline, a aplicação foi feita em 10 de janeiro de 2019, e a resposta só veio em 19 de março de 2019! Exatos 68 dias. E na época o prazo que a imigração dava era de 37 dias (só levou o dobro do tempo prometido).

    -
    Por hoje é APENAS isso que eu gostaria de deixar registrado, na próxima postagem falarei certinho sobre como emitimos o eTA para o Murilo. 

    Study QUEST: meu Academic Pathway Program (o programa preparatório para o college)

    Hey! Quanto tempo hein? 
    Não sei nem por onde começar a dizer o quanto eu estava atarefada. Parece que não, mas vida de estudante (que realmente se dedica a estudar) é bem cansativa! E é sobre esse assunto que eu vim conversar com vocês: o meu Pathway Program na Study QUEST! 
    Calma aí que eu vou explicar tudinho. 


    NOTA: Pessoal, acho importantíssimo deixar explicado aqui que eu super indico o Academic Pathway Program porque ele deu muito certo pra mim. Por “N” motivos que vocês poderão ler nessa postagem. Vi muitos comentários de pessoas que não tiveram essa mesma “sorte” que eu e acabaram odiando o programa, seja por conta da instituição escolhida ou pelo nível do inglês, ou até mesmo por conta de motivos pessoais. Por fim, o mais importante é você coletar o máximo de informações possíveis para conseguir decidir o que é melhor pra VOCÊ dentro do SEU PLANO CANADÁ. 


    O que é o Pathway Program e porque ele foi necessário:
    O Pathway Program nada mais é do que um curso preparatório que você precisa fazer para ser aceito em um college/ universidade canadense, caso você não possua o certificado de proficiência do inglês. Com o curso finalizado e você tendo alcançado o nível exigido pelo college, não é mais necessário que você faça as provas do IELTS, TOEFL ou qualquer outro teste.

    Aqui no Canadá, os colleges e as universidades esperam que o aluno já comece as aulas com um certo nível de entendimento de como tudo será abordado; e é exatamente isso que o pathway faz. Além de melhorar o seu nível na língua inglesa em todas as áreas (gramática, escrita, leitura, saber ouvir e conversar) esse programa também deixa você familiarizado com o estilo canadense de estudos em sala de aula. 

    As aulas desse programa focam na vida acadêmica do estudante internacional, envolvendo conversação, leitura, apresentação de trabalhos em sala e muuuuuita redação! (Ou seja: tudo o que será pedido durante todo o curso do college). Ainda mais: o programa ensina você a desenvolver diversas habilidades como pensamento crítico para participar de discussões e técnicas de como estudar. 

    Study QUEST e o meu Pathway Program:
    Ainda no Brasil, via Skype, eu fiz um teste de nível com o coordenador do curso e fui previamente aceita para o programa. E, 8 meses depois, após chegar em Toronto, eu tive que refazer o teste para dar início às minhas aulas. 

    Para começar as aulas no pathway, você precisa ter um certo nível de inglês (para a Study QUEST, nível 7 ou High Intermediate (o que seria um pré-avançado); e é por isso que refazer o teste no momento em que você chega a escola é importante. Porém, caso você ainda não tenha o nível requerido para começar o pathway, a Study QUEST oferece aulas de general english, de acordo com o seu nível, para que você possa posteriormente entrar em uma turma do pathway. 

    É importante lembrar que cada instituição de ensino tem o seu método de aplicar essas provas e avaliar o seu nível, o que eu estou relatando aqui é a minha experiência com a Study QUEST :)

    Primeiro dia de aula, os monitores da escola levaram os novos alunos para conhecer a vizinhança.

    A maior vantagem de estudar na QUEST foi pelo fato dela ser uma escola parceira do Seneca (o college que irei iniciar em setembro/2019). Isso significou que, como finalizei o curso do Pathway da QUEST, eu fui automaticamente aceita pelo Seneca College sem a necessidade da comprovação da proficiência do inglês via IELTS.

    Outras vantagens de estudar na Study QUEST (segundo o meu ponto de vista):
    • a escola possui uma excelente localização: situada em downtown, Toronto. Além de possuir fácil acesso (entrada e saída do metrô bem em frente à porta da escola), há diversos lugares em volta, deixando tudo mais prático e conveniente (MC Donalds, Tim Hortons, Dollarama, shopping centers, lojas variadas, bancos, farmácias, biblioteca pública de Toronto etc);
    • Wi-fi gratuito (e com uma ótima conexão) em todas as dependências, além de computadores e tablets gratuitamente disponíveis a todos os alunos;
    • Salas de aula programadas para turmas reduzidas (o que facilita muito em um melhor aprendizado e concentração);
    • Excelentes professores, todos graduados, especializados e muito bem preparados para o ensino da língua inglesa;
    • Ótimos materiais didáticos! Eu, particularmente, adorei os livros que utilizei para o meu curso;
    • Incontáveis atividades extra-aulas, como passeios para conhecer toda Toronto e um pouco mais do Canadá;
    • A escola também possui serviços com acomodação de estudantes em casas de família ou residência, seguro saúde e até carona para buscar/ levar ao aeroporto;
    • Funcionários qualificados (representados pelo mundo todo) para ajudar os alunos;
    • 22 anos de experiência e milhares de estudantes satisfeitos.
    Clique aqui para acessar o site da Study QUEST e saber um pouquinho mais sobre tudo o que a escola tem para oferecer. Lá você também consegue consultar valores dos cursos e muito mais.


    Bônus e curiosidades:

    1- Certificado de Estudante do Mês:
    A Study QUEST oferece aos seus alunos um reconhecimento de melhor aluno do mês! Todo final do mês é escolhido um aluno de cada sala para representar o TOP STUDENT OF THE MONTH!

    E nele não é levado em conta notas, testes e nada do tipo. Para ser premiado como top student é necessário que o aluno não tenha faltas dentro daquele mês, participe das aulas, que o aluno tenha feitos todas as tarefas impostas pelo professor em sala e em casa, e que o aluno demonstre que realmente tenha tido um crescimento dentro do programa.


    E foi assim que no meu segundo mês de aula, eu ganhei meu certificado (e um vale card de 5 cafés grátis!).


    2- Murilo e o General English:
    Quando chegamos em Toronto optamos pelo Murilo fazer um mês de General English. Todas as vantagens que listei para o Pathway Program que fiz também valem para os cursos de inglês geral que a Study QUEST possui. 

    A única diferença é que, para fazer o Pathway é necessário no mínimo três meses de curso. Porém, para o General English, você pode ficar a vontade para montar o tempo que você quer de curso. Sejam duas semanas ou um ano! Os valores variam, porém, quanto mais  semanas você adicionar, mais descontos você pode ganhar ao final da mensalidade.

    O único porém é que para o Murilo, apenas um mês de aula foi pouco!


    3 - A prova final do Academic Pathway Program:
    Pensou que apenas comparecer ás aulas, fazer as tarefas e apresentações em sala de aula te daria o certificado de conclusão de curso? Negativo! Porque como toda boa escola, temos o teste final. 

    Esse teste eu acostumei a chamar de mini-IELTS. É claro que a dificuldade e o estresse que você passa para fazer o IELTS não está nem próximo dessa prova, porém o estilo da prova é muito similar. 

    A prova possui 4 etapas: Reading, Writing, Listening e Speaking (assim como o IELTS, TOEFL etc) e eu vou falar sobre cada uma dessas etapas. 

    a) Reading: a parte do reading nada mais é do que interpretação de texto. Na minha prova foram entregues 3 textos, e cada texto possuía 11 questões alternativas para serem respondidas. Os textos não eram longos e as perguntas eram bem objetivas. Tive 1h para responder as 33 questões; terminei em 28 minutos.

    b) Writing: a redação. Para mim a parte mais chatinha e que estava me deixando de cabelos brancos. Quem me conhece sabe que sempre me dei muito bem em redação e adoro escrever (a vá! falou a que tem um blog). Porém, o estilo de redação para universidades canadenses é diferente e possui algumas particularidades. E isso tudo eu acabei por aprender durante os três meses de curso. Essa parte também possui 1h para ser feita, o que na minha opinião é pouco! Terminei faltando 2 mins para acabar o tempo e não consegui revisar o que eu havia escrito. 

    c) Listening: bem parecido com o reading, porém aqui, os textos são lidos pelo professor que está aplicando a prova, enquanto você responde as questões alternativas relacionadas ao texto. Essa etapa possui duração mais ou menos de 30 minutos.

    d) Speaking: última etapa e a que dá calafrios em muita gente! O professor irá conversar reservadamente com você (já que as outras etapas você fica em uma sala com mais alunos) e ele vai te dar um tema e vocês vão conversar sobre isso. Apenas! Essa etapa durou uns 15 minutos (mas ao meu ver parecia uma eternidade). 

    Confesso que fiquei mais do que feliz com o meu resultado. Quando iniciei os estudos na Study QUEST, o meu nível era Intermediário Avançado (level 7); e após 3 meses de aulas e mais o teste final, conclui o curso com o level 9 (lembrando que a escola só vai até o level 11).
    Minha nota final, somando as notas das quatro etapas foi 85.4/100. 

    -

    Espero que tenham gostado da postagem e que ela tenha sido muito útil para vocês que estão pensando em encarar um Pathway para futuramente se aventurar em um college canadense :)
    Qualquer dúvida, perguntas ou sugestões sobre essa postagem, é só entrar em contato comigo pelos comentários do post aqui embaixo.