Você não vai conseguir curtir o seu primeiro ou segundo verão aqui no Canadá e nem acompanhar os rolês com os seus novos amigos porque você não vai ter dinheiro ou aquele será o fim de semana que você vai trabalhar. Aliás, trabalhar é algo que você vai fazer muito, já que o valor do college vai consumir mais da metade da sua renda. O seu primeiro, segundo e terceiro empregos não serão compatíveis com a sua escolaridade, experiência, ou com aquilo que você gosta. Muito provavelmente você irá se sentir confuso ao perceber que o emprego que paga todas as suas contas (inclusive os seus estudos) é considerado um sub-emprego no Brasil e que muita gente torce o nariz.
Você não vai ter aquele lindo apartamento ou aquela casa dos sonhos no início, pois o seu orçamento só vai permitir que você alugue uns lugares que você nem imaginava chamar de lar. Você não vai ter dinheiro para mobiliar o seu lar do jeito que você queria e ainda vai ter um cômodo de cada estilo porque as suas coisas são de segunda mão. Os seus utensílios e coisinhas para casa precisarão ser compradas naquelas lojinhas populares em que o valor mais alto é $4 dólares (a famosa Dollarama).
O seu primeiro carro vai demorar um pouco para chegar. O orçamento fica muito apertado e limitado enquanto você precisa pagar o college. Às vezes é melhor passar os seus primeiros anos utilizando-se do transporte público, vai por mim.
A gente chega no nosso limite. Todo mês, toda semana. Às vezes todos os dias.
Apesar de tudo, está tudo bem. Eu estou aqui, escrevendo, por mim e pra você que está tudo bem. Isso vai passar. E isso está acontecendo porque faz parte do processo. Quando mudamos de país deixamos a nossa vida toda para trás e nos colocamos a começar do ZERO. Então, a verdade é que não podemos exigir que o nosso padrão de vida e a nossa rotina continue a mesma de quando estávamos no Brasil.
O segredo é se manter aberto às mudanças. Tentar manter a cabeça leve, ser responsável com o seu planejamento mas ao mesmo tempo saber que tudo pode acontecer diferente do planejado. E está tudo bem!
Vai ficar tudo bem! Um passo de cada vez e nunca se esqueça de celebrar a suas pequenas conquistas. Um beijo no coração e um lembrete para você nunca desistir dos seus sonhos.