domingo, 8 de agosto de 2021

Coisas que ninguém te conta sobre tentar a vida no Canadá.

A postagem a seguir tem o intuito de desabafo pessoal e que sirva de alerta para quem quer tentar a vida no Canadá. 

Haverá dias em que você não terá animo para acompanhar as redes sociais. Você vai ficar irritada ao ver aquela pessoa que tem uma realidade diferente da sua super curtindo uma vida maravilhosa, esbanjando, comprando e viajando por todo o Canadá. Tem dias que o desânimo vai insistir para ficar porque você não vai ter dinheiro ou condição de curtir o fim de semana do jeito que você queria. 


Você não vai conseguir curtir o seu primeiro ou segundo verão aqui no Canadá e nem acompanhar os rolês com os seus novos amigos porque você não vai ter dinheiro ou aquele será o fim de semana que você vai trabalhar. Aliás, trabalhar é algo que você vai fazer muito, já que o valor do college vai consumir mais da metade da sua renda. O seu primeiro, segundo e terceiro empregos não serão compatíveis com a sua escolaridade, experiência, ou com aquilo que você gosta. Muito provavelmente você irá se sentir confuso ao perceber que o emprego que paga todas as suas contas (inclusive os seus estudos) é considerado um sub-emprego no Brasil e que muita gente torce o nariz. 

Você não vai ter aquele lindo apartamento ou aquela casa dos sonhos no início, pois o seu orçamento só vai permitir que você alugue uns lugares que você nem imaginava chamar de lar. Você não vai ter dinheiro para mobiliar o seu lar do jeito que você queria e ainda vai ter um cômodo de cada estilo porque as suas coisas são de segunda mão. Os seus utensílios e coisinhas para casa precisarão ser compradas naquelas lojinhas populares em que o valor mais alto é $4 dólares (a famosa Dollarama). 

O seu primeiro carro vai demorar um pouco para chegar. O orçamento fica muito apertado e limitado enquanto você precisa pagar o college. Às vezes é melhor passar os seus primeiros anos utilizando-se do transporte público, vai por mim. 


A gente chega no nosso limite. Todo mês, toda semana. Às vezes todos os dias. 

Apesar de tudo, está tudo bem. Eu estou aqui, escrevendo, por mim e pra você que está tudo bem. Isso vai passar. E isso está acontecendo porque faz parte do processo. Quando mudamos de país deixamos a nossa vida toda para trás e nos colocamos a começar do ZERO. Então, a verdade é que não podemos exigir que o nosso padrão de vida e a nossa rotina continue a mesma de quando estávamos no Brasil. 

O segredo é se manter aberto às mudanças. Tentar manter a cabeça leve, ser responsável com o seu planejamento mas ao mesmo tempo saber que tudo pode acontecer diferente do planejado. E está tudo bem!

Vai ficar tudo bem! Um passo de cada vez e nunca se esqueça de celebrar a suas pequenas conquistas. Um beijo no coração e um lembrete para você nunca desistir dos seus sonhos. 

Nosso primeiro financiamento no Canadá

Pelo título eu tenho certeza de que te fiz pensar que demos um grande salto na vida e financiamos um carro, um apartamento ou até mesmo uma casa. Mas não. O nosso primeiro financiamento foi de uma bicicleta elétrica. Eu sei que pode parecer estranho, porque financiar uma bicicleta se vocês podem simplesmente parcelar no cartão de crédito? Aí é que tá: aqui não existe o costume de parcelar uma compra de valor mais elevado em cartão de crédito (choros intermináveis).


O Murilo estava sonhando com uma bicicleta dessas há tempos e conciliou de fazermos uns bicos como Uber Eats para termos uma graninha extra. Com isso passamos a pesquisar sobre comprar uma e-bike aqui em Toronto. Demoramos um pouco nessa pesquisa porque os preços de uma e-bike são muito maiores do que uma bicicleta comum. Para se ter uma noção, enquanto conseguimos encontrar uma bicicleta novae boa por C$150, uma e-bike custará em torno de C$2.000. E no Brasil (como sempre, infelizmente) os preços de uma e-bike de modelo equivalente a que compramos são ainda maiores. No Brasil custam mais ou menos R$9.000!

Após mais pesquisas, encontramos uma loja especializada em e-bikes e motocicletas que tem fabricação e montagem aqui no Canadá. A loja chama-se Emmo, e você pode clicar aqui para ver o site deles (bem completo, com todos os modelos que eles fabricam, preços, forma de pagamento etc.).  E, após mais uma fase de muita pesquisa, planejamento e dúvidas (sim, ficamos muito indecisos porque a loja tem muitos modelos legais para escolher) escolhemos a Emmo Electric Bicycle E-Wild S na cor branca.


Então fomos à luta. Todo o processo foi feito através do site e conversas por e-mail, principalmente por causa da situação da pandemia e quarentena que estamos vivendo. Primeiro tivemos que enviar uma série de documentos para a aprovação do financiamento, depois teve a escolha da bike, forma de pagamento e em quantas parcelas gostaríamos de fazer. E então, por causa da pandemia a espera da aprovação do financiamento e chegada da e-bike na loja demorou muito mais do que o prazo estipulado. Infelizmente. E não teve muito o que fazer, afinal estamos passando por uma situação bem atípica e muitas lojas/ empresas estão tendo momentos difíceis para se adequarem, então temos que entender e sermos pacientes. A parte boa é que o contato com os vendedores era sempre muito simples e rápido, eles sempre respondiam os e-mails prontamente e a própria loja já tem uma boa reputação por todo o Canadá. 



Agora vamos falar dessa belezura de bike elétrica:

  • Ela vem com 7 marchas e controle de assistência de potência de 5 níveis;
  • Freios dianteiros bloqueáveis e ajustáveis;
  • Luz no velocímetro, farol de LED dianteiro e traseiro;
  • Bateria de lítio removível 48V;
  • Pneus mais largos e adequados para qualquer tipo de estrada;
  • 5 níveis de assistência do pedal e acelerador no polegar;
  • Motor de 500W com uso contínuo;
  • Chega até 35Km/h.
-
Espero que tenham gostado da postagem um pouco mais diferente de hoje.
Comente aqui se você gostaria de ver mais postagens sobre compras e coisinhas mais diferentes que encontramos por aqui.