Bom dia, boa tarde ou boa noite queridos leitores.
Hoje vamos conversar sobre um assunto bem sério e causador de muita ansiedade para nós viajantes: a obtenção do visto! Seja sobre o visto de turismo, estudante ou a trabalho estar informado sobre cada detalhe é muito importante para que a resposta seja positiva no final. Pois um pequeno detalhe ou desatenção pode lhe custar tempo, dinheiro e muita angústia.
Sabendo de tudo isso eu optei por contratar uma consultoria especializada, a Klaps Immigration, uma consultora brasileira especializada na obtenção de vistos para o Canadá e o seu escritório está localizado aqui em Toronto. O atendimento da Juliana é excepcional e com certeza eu a indico caso você tenha interesse na contratação desse serviço.
VISTO DE ESTUDANTE - GIOLIE
Depois de muita conversa e uma análise do nosso perfil, a Juliana da Klaps me instruiu a aplicar para um visto de estudante para o período de 3 meses (período em que eu estaria fazendo o Academic Pathway Program) e perto do prazo de vencimento aplicaríamos para uma extensão da permissão de estudos para o então período do college.
Acho importante deixar registrado aqui que muitas agências atualmente estão instruído os seus clientes a irem como turistas ou emitirem o eTA (eletronic travel authorization) porém, o que presenciei aqui é que enquanto essas pessoas passaram por problemas para iniciar o college e tiveram uma demora muito maior na resposta da imigração, eu, já com o visto de estudante e com uma espera de extensão desse mesmo visto, pude começar as minhas aulas normalmente na data combinada (enquanto aguardava a resposta!). Já aqueles que vieram com eTA tiveram que adiar o início do college para o próximo semestre.
Combinado o que haveria de ser feito, comecei a juntada de documentos e me preparei para os exames médicos, todo esse processo no meu caso levou cerca de um mês.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA O VISTO DE ESTUDANTE:
- LOA (Letter of Acceptance): as cartas de aceitação tanto do curso do pathway quanto do college;
- Recibo de pagamento do pathway e do primeiro semestre do college (se tiver - no meu caso o pathway já estava com o curso completo pago);
- Foto (pode ser tirada do celular - do ombro para cima com o fundo branco);
- Copia do(s) passaporte(s) - atual e antigos, se tiver - dos seus dados e de todas as páginas com vistos ou carimbos;
- Certificado e histórico escolar dos seus cursos superiores no Brasil;
- Extrato dos últimos 3 meses da conta bancária com o saldo disponível para a estadia no Canada;
- Último Imposto de Renda com recibo de entrega (esse não foi pedido como obrigatório, mas se tiver melhor);
- Cópia do RG;
- Cópia da certidão de casamento ou união estável;
- Contrato social da empresa e declaração de rendimentos dos últimos 3 meses (para quem possui emprego registrado, basta cópia do registro na carteira de trabalho e contrato + cópia dos últimos 3 holleriths);
- Copia do(s) passaporte(s) do cônjuge que vai te acompanhar na viagem - atual e antigos, se tiver - dos seus dados e de todas as páginas com vistos ou carimbos;
- Carta - Study Plan - o governo canadense pede para que você escreva uma carta, de até uma página, respondendo as seguintes perguntas: I - porque você deseja ir para o Canada; II - porque você escolheu esse curso e esse college; III - quais são as suas metas e; IV - como esse diploma canadense irá te beneficiar na sua carreira;
- Questionário - preenchido - Questionnaire for Initial Study Permit Applications.
SPONSOR: caso alguém da família dê suporte financeiro (por exemplo o cônjuge ou algum familiar, no meu caso eu inclui a minha mãe como sponsor) incluir:
- Carta de suporte financeiro;
- Documento da pessoa (RG ou passaporte);
- 3 últimos holleriths/ contracheques para mostrar que o patrocinador está trabalhando;
- último IR com o recibo de entrega;
- Extrato dos últimos 3 meses da conta bancária com saldo disponível - pode ser conta corrente, poupança, fundo de investimento e/ou previdência privada.
EXAME MÉDICO: essa etapa não é obrigatória ser feita antes do envio do processo, porém optamos por fazer antes para ganharmos tempo! Os exames médicos são feitos com um médico credenciado do governo canadense. Você pode checar neste link aqui o mais próximo da sua localidade e também realizar o agendamento.
Essa parte foi um pouco chata e trabalhosa para mim, pois eu tive que ir de Vinhedo (interior) para São Paulo para fazer os exames médicos, visto que essa era a localidade mais próxima de um médico credenciado. E além de tudo ser particular e nada barato (são pouquíssimos convênios que cobrem) a consulta médica + exame de urina + exame de sangue + raio x levaram cerca de um dia inteiro.
Tudo sobre o study permit (documentação, formulários para preencher, exames médicos necessários etc...) você pode checar aqui, no site da Imigração Canadense.
PRAZO DO STUDY PERMIT
Eu garanto que essa é a PIOR e mais ANGUSTIANTE parte de todo o processo: a espera de uma resposta (ou para os mais dramáticos como eu: a espera de um milagre!)
Infelizmente o prazo dado pelo site da imigração canadense não é respeitado. Na verdade aquilo é uma mera estimativa do possível tempo que o seu processo poderá levar. Isso tudo varia de cada caso e da época da aplicação.
Como vocês podem ver na minha timeline, a aplicação foi feita em 10 de janeiro de 2019, e a resposta só veio em 19 de março de 2019! Exatos 68 dias. E na época o prazo que a imigração dava era de 37 dias (só levou o dobro do tempo prometido).
-
Por hoje é APENAS isso que eu gostaria de deixar registrado, na próxima postagem falarei certinho sobre como emitimos o eTA para o Murilo.