terça-feira, 28 de abril de 2020

Uma saga chamada: tirando o visto (parte I - o Study Permit)

Bom dia, boa tarde ou boa noite queridos leitores.
Hoje vamos conversar sobre um assunto bem sério e causador de muita ansiedade para nós viajantes: a obtenção do visto! Seja sobre o visto de turismo, estudante ou a trabalho estar informado sobre cada detalhe é muito importante para que a resposta seja positiva no final. Pois um pequeno detalhe ou desatenção pode lhe custar tempo, dinheiro e muita angústia. 



Sabendo de tudo isso eu optei por contratar uma consultoria especializada, a Klaps Immigration, uma consultora brasileira especializada na obtenção de vistos para o Canadá e o seu escritório está localizado aqui em Toronto. O atendimento da Juliana é excepcional e com certeza eu a indico caso você tenha interesse na contratação desse serviço. 


VISTO DE ESTUDANTE - GIOLIE
Depois de muita conversa e uma análise do nosso perfil, a Juliana da Klaps me instruiu a aplicar para um visto de estudante para o período de 3 meses (período em que eu estaria fazendo o Academic Pathway Program) e perto do prazo de vencimento aplicaríamos para uma extensão da permissão de estudos para o então período do college. 

Acho importante deixar registrado aqui que muitas agências atualmente estão instruído os seus clientes a irem como turistas ou emitirem o eTA (eletronic travel authorization) porém, o que presenciei aqui é que enquanto essas pessoas passaram por problemas para iniciar o college e tiveram uma demora muito maior na resposta da imigração, eu, já com o visto de estudante e com uma espera de extensão desse mesmo visto, pude começar as minhas aulas normalmente na data combinada (enquanto aguardava a resposta!). Já aqueles que vieram com eTA tiveram que adiar o início do college para o próximo semestre. 

Combinado o que haveria de ser feito, comecei a juntada de documentos e me preparei para os exames médicos, todo esse processo no meu caso levou cerca de um mês.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA O VISTO DE ESTUDANTE:
  • LOA (Letter of Acceptance): as cartas de aceitação tanto do curso do pathway quanto do college;
  • Recibo de pagamento do pathway e do primeiro semestre do college (se tiver - no meu caso o pathway já estava com o curso completo pago);
  • Foto (pode ser tirada do celular - do ombro para cima com o fundo branco);
  • Copia do(s) passaporte(s) - atual e antigos, se tiver - dos seus dados e de todas as páginas com vistos ou carimbos;
  • Certificado e histórico escolar dos seus cursos superiores no Brasil;
  • Extrato dos últimos 3 meses da conta bancária com o saldo disponível para a estadia no Canada;
  • Último Imposto de Renda com recibo de entrega (esse não foi pedido como obrigatório, mas se tiver melhor);
  • Cópia do RG;
  • Cópia da certidão de casamento ou união estável;
  • Contrato social da empresa e declaração de rendimentos dos últimos 3 meses (para quem possui emprego registrado, basta cópia do registro na carteira de trabalho e contrato + cópia dos últimos 3 holleriths);
  • Copia do(s) passaporte(s) do cônjuge que vai te acompanhar na viagem - atual e antigos, se tiver - dos seus dados e de todas as páginas com vistos ou carimbos;
  • Carta - Study Plan - o governo canadense pede para que você escreva uma carta, de até uma página, respondendo as seguintes perguntas: I - porque você deseja ir para o Canada; II - porque você escolheu esse curso e esse college; III - quais são as suas metas e; IV - como esse diploma canadense irá te beneficiar na sua carreira;
  • Questionário - preenchido - Questionnaire for Initial Study Permit Applications.

SPONSOR: caso alguém da família dê suporte financeiro (por exemplo o cônjuge ou algum familiar, no meu caso eu inclui a minha mãe como sponsor) incluir:
  • Carta de suporte financeiro;
  • Documento da pessoa (RG ou passaporte);
  • 3 últimos holleriths/ contracheques para mostrar que o patrocinador está trabalhando;
  • último IR com o recibo de entrega;
  • Extrato dos últimos 3 meses da conta bancária com saldo disponível - pode ser conta corrente, poupança, fundo de investimento e/ou previdência privada. 

EXAME MÉDICO: essa etapa não é obrigatória ser feita antes do envio do processo, porém optamos por fazer antes para ganharmos tempo! Os exames médicos são feitos com um médico credenciado do governo canadense. Você pode checar neste link aqui o mais próximo da sua localidade e também realizar o agendamento. 
Essa parte foi um pouco chata e trabalhosa para mim, pois eu tive que ir de Vinhedo (interior) para São Paulo para fazer os exames médicos, visto que essa era a localidade mais próxima de um médico credenciado. E além de tudo ser particular e nada barato (são pouquíssimos convênios que cobrem) a consulta médica + exame de urina + exame de sangue + raio x levaram cerca de um dia inteiro.

Tudo sobre o study permit (documentação, formulários para preencher, exames médicos necessários etc...) você pode checar aqui, no site da Imigração Canadense.


PRAZO DO STUDY PERMIT 
Eu garanto que essa é a PIOR e mais ANGUSTIANTE parte de todo o processo: a espera de uma resposta (ou para os mais dramáticos como eu: a espera de um milagre!)
Infelizmente o prazo dado pelo site da imigração canadense não é respeitado. Na verdade aquilo é uma mera estimativa do possível tempo que o seu processo poderá levar. Isso tudo varia de cada caso e da época da aplicação. 

Como vocês podem ver na minha timeline, a aplicação foi feita em 10 de janeiro de 2019, e a resposta só veio em 19 de março de 2019! Exatos 68 dias. E na época o prazo que a imigração dava era de 37 dias (só levou o dobro do tempo prometido).

-
Por hoje é APENAS isso que eu gostaria de deixar registrado, na próxima postagem falarei certinho sobre como emitimos o eTA para o Murilo. 

Study QUEST: meu Academic Pathway Program (o programa preparatório para o college)

Hey! Quanto tempo hein? 
Não sei nem por onde começar a dizer o quanto eu estava atarefada. Parece que não, mas vida de estudante (que realmente se dedica a estudar) é bem cansativa! E é sobre esse assunto que eu vim conversar com vocês: o meu Pathway Program na Study QUEST! 
Calma aí que eu vou explicar tudinho. 


NOTA: Pessoal, acho importantíssimo deixar explicado aqui que eu super indico o Academic Pathway Program porque ele deu muito certo pra mim. Por “N” motivos que vocês poderão ler nessa postagem. Vi muitos comentários de pessoas que não tiveram essa mesma “sorte” que eu e acabaram odiando o programa, seja por conta da instituição escolhida ou pelo nível do inglês, ou até mesmo por conta de motivos pessoais. Por fim, o mais importante é você coletar o máximo de informações possíveis para conseguir decidir o que é melhor pra VOCÊ dentro do SEU PLANO CANADÁ. 


O que é o Pathway Program e porque ele foi necessário:
O Pathway Program nada mais é do que um curso preparatório que você precisa fazer para ser aceito em um college/ universidade canadense, caso você não possua o certificado de proficiência do inglês. Com o curso finalizado e você tendo alcançado o nível exigido pelo college, não é mais necessário que você faça as provas do IELTS, TOEFL ou qualquer outro teste.

Aqui no Canadá, os colleges e as universidades esperam que o aluno já comece as aulas com um certo nível de entendimento de como tudo será abordado; e é exatamente isso que o pathway faz. Além de melhorar o seu nível na língua inglesa em todas as áreas (gramática, escrita, leitura, saber ouvir e conversar) esse programa também deixa você familiarizado com o estilo canadense de estudos em sala de aula. 

As aulas desse programa focam na vida acadêmica do estudante internacional, envolvendo conversação, leitura, apresentação de trabalhos em sala e muuuuuita redação! (Ou seja: tudo o que será pedido durante todo o curso do college). Ainda mais: o programa ensina você a desenvolver diversas habilidades como pensamento crítico para participar de discussões e técnicas de como estudar. 

Study QUEST e o meu Pathway Program:
Ainda no Brasil, via Skype, eu fiz um teste de nível com o coordenador do curso e fui previamente aceita para o programa. E, 8 meses depois, após chegar em Toronto, eu tive que refazer o teste para dar início às minhas aulas. 

Para começar as aulas no pathway, você precisa ter um certo nível de inglês (para a Study QUEST, nível 7 ou High Intermediate (o que seria um pré-avançado); e é por isso que refazer o teste no momento em que você chega a escola é importante. Porém, caso você ainda não tenha o nível requerido para começar o pathway, a Study QUEST oferece aulas de general english, de acordo com o seu nível, para que você possa posteriormente entrar em uma turma do pathway. 

É importante lembrar que cada instituição de ensino tem o seu método de aplicar essas provas e avaliar o seu nível, o que eu estou relatando aqui é a minha experiência com a Study QUEST :)

Primeiro dia de aula, os monitores da escola levaram os novos alunos para conhecer a vizinhança.

A maior vantagem de estudar na QUEST foi pelo fato dela ser uma escola parceira do Seneca (o college que irei iniciar em setembro/2019). Isso significou que, como finalizei o curso do Pathway da QUEST, eu fui automaticamente aceita pelo Seneca College sem a necessidade da comprovação da proficiência do inglês via IELTS.

Outras vantagens de estudar na Study QUEST (segundo o meu ponto de vista):
  • a escola possui uma excelente localização: situada em downtown, Toronto. Além de possuir fácil acesso (entrada e saída do metrô bem em frente à porta da escola), há diversos lugares em volta, deixando tudo mais prático e conveniente (MC Donalds, Tim Hortons, Dollarama, shopping centers, lojas variadas, bancos, farmácias, biblioteca pública de Toronto etc);
  • Wi-fi gratuito (e com uma ótima conexão) em todas as dependências, além de computadores e tablets gratuitamente disponíveis a todos os alunos;
  • Salas de aula programadas para turmas reduzidas (o que facilita muito em um melhor aprendizado e concentração);
  • Excelentes professores, todos graduados, especializados e muito bem preparados para o ensino da língua inglesa;
  • Ótimos materiais didáticos! Eu, particularmente, adorei os livros que utilizei para o meu curso;
  • Incontáveis atividades extra-aulas, como passeios para conhecer toda Toronto e um pouco mais do Canadá;
  • A escola também possui serviços com acomodação de estudantes em casas de família ou residência, seguro saúde e até carona para buscar/ levar ao aeroporto;
  • Funcionários qualificados (representados pelo mundo todo) para ajudar os alunos;
  • 22 anos de experiência e milhares de estudantes satisfeitos.
Clique aqui para acessar o site da Study QUEST e saber um pouquinho mais sobre tudo o que a escola tem para oferecer. Lá você também consegue consultar valores dos cursos e muito mais.


Bônus e curiosidades:

1- Certificado de Estudante do Mês:
A Study QUEST oferece aos seus alunos um reconhecimento de melhor aluno do mês! Todo final do mês é escolhido um aluno de cada sala para representar o TOP STUDENT OF THE MONTH!

E nele não é levado em conta notas, testes e nada do tipo. Para ser premiado como top student é necessário que o aluno não tenha faltas dentro daquele mês, participe das aulas, que o aluno tenha feitos todas as tarefas impostas pelo professor em sala e em casa, e que o aluno demonstre que realmente tenha tido um crescimento dentro do programa.


E foi assim que no meu segundo mês de aula, eu ganhei meu certificado (e um vale card de 5 cafés grátis!).


2- Murilo e o General English:
Quando chegamos em Toronto optamos pelo Murilo fazer um mês de General English. Todas as vantagens que listei para o Pathway Program que fiz também valem para os cursos de inglês geral que a Study QUEST possui. 

A única diferença é que, para fazer o Pathway é necessário no mínimo três meses de curso. Porém, para o General English, você pode ficar a vontade para montar o tempo que você quer de curso. Sejam duas semanas ou um ano! Os valores variam, porém, quanto mais  semanas você adicionar, mais descontos você pode ganhar ao final da mensalidade.

O único porém é que para o Murilo, apenas um mês de aula foi pouco!


3 - A prova final do Academic Pathway Program:
Pensou que apenas comparecer ás aulas, fazer as tarefas e apresentações em sala de aula te daria o certificado de conclusão de curso? Negativo! Porque como toda boa escola, temos o teste final. 

Esse teste eu acostumei a chamar de mini-IELTS. É claro que a dificuldade e o estresse que você passa para fazer o IELTS não está nem próximo dessa prova, porém o estilo da prova é muito similar. 

A prova possui 4 etapas: Reading, Writing, Listening e Speaking (assim como o IELTS, TOEFL etc) e eu vou falar sobre cada uma dessas etapas. 

a) Reading: a parte do reading nada mais é do que interpretação de texto. Na minha prova foram entregues 3 textos, e cada texto possuía 11 questões alternativas para serem respondidas. Os textos não eram longos e as perguntas eram bem objetivas. Tive 1h para responder as 33 questões; terminei em 28 minutos.

b) Writing: a redação. Para mim a parte mais chatinha e que estava me deixando de cabelos brancos. Quem me conhece sabe que sempre me dei muito bem em redação e adoro escrever (a vá! falou a que tem um blog). Porém, o estilo de redação para universidades canadenses é diferente e possui algumas particularidades. E isso tudo eu acabei por aprender durante os três meses de curso. Essa parte também possui 1h para ser feita, o que na minha opinião é pouco! Terminei faltando 2 mins para acabar o tempo e não consegui revisar o que eu havia escrito. 

c) Listening: bem parecido com o reading, porém aqui, os textos são lidos pelo professor que está aplicando a prova, enquanto você responde as questões alternativas relacionadas ao texto. Essa etapa possui duração mais ou menos de 30 minutos.

d) Speaking: última etapa e a que dá calafrios em muita gente! O professor irá conversar reservadamente com você (já que as outras etapas você fica em uma sala com mais alunos) e ele vai te dar um tema e vocês vão conversar sobre isso. Apenas! Essa etapa durou uns 15 minutos (mas ao meu ver parecia uma eternidade). 

Confesso que fiquei mais do que feliz com o meu resultado. Quando iniciei os estudos na Study QUEST, o meu nível era Intermediário Avançado (level 7); e após 3 meses de aulas e mais o teste final, conclui o curso com o level 9 (lembrando que a escola só vai até o level 11).
Minha nota final, somando as notas das quatro etapas foi 85.4/100. 

-

Espero que tenham gostado da postagem e que ela tenha sido muito útil para vocês que estão pensando em encarar um Pathway para futuramente se aventurar em um college canadense :)
Qualquer dúvida, perguntas ou sugestões sobre essa postagem, é só entrar em contato comigo pelos comentários do post aqui embaixo.