Calma! Eu sei que dinheiro (ou a falta dele) é um assunto que causa dores de cabeça em todo mundo, mas o intuito desse post é ajudar você a se livrar disso e aprender a economizar com dicas simples, mas que no final somam uma diferença e tanto.
A gente sabe que ficar milionário é um negócio a longo prazo (bem longo), mas uma economia significativa ou cumprir uma meta não deve ser. Por isso eu reuni aqui as 10 melhores dicas para economizar dinheiro, e eu utilizo todas elas.
1 - FAÇA UM REGISTRO DAS SUAS DESPESAS
A melhor maneira de controlar o seu dinheiro é saber para onde ele está indo. Esse primeiro passo, é o mais importante: anote TUDO!
Não importa a maneira que você vai escolher para se organizar: planilhas no excel, caderninhos para quem gosta de anotações à mão ou, para os mais práticos, aplicativos de celular. O importante é anotar quanto você recebe e para onde vai cada centavo gasto.
Note: você vai se espantar ao ver a quantidade de dinheiro que está indo embora com coisas banais, e começar a anotar tudo, fará com que isso diminua drasticamente!
2 - CRIE METAS DE POUPANÇA
Crie uma meta para os próximos anos: pode ser uma compra grande (como um carro ou um apartamento) ou uma viagem, por exemplo. E, todos os meses, deposite nessa poupança uma quantidade específica de dinheiro (quem sabe 15% do salário! A quantidade vai depender dos seus gastos).
Trate esse dinheiro como uma despesa fixa, ou seja, você deve separa-lo a cada mês como faria para pagar a conta de luz, por exemplo. Para facilitar, crie uma data para o depósito dessa meta, quando as metas possuem datas ficamos mais motivados a cumpri-las.
Dica: tenha um cofrinho! Todos os dias, esvazie os bolsos, carteira e bolsa e guarde as suas moedinhas. Sem muito esforço, você terá um bom dinheirinho no final de alguns meses.
3 - DÊ UM DESCANSO PARA O CARTÃO DE CRÉDITO
O cartão de crédito é, na graaande maioria das vezes, um vilão para quem está tentando economizar. Ele nos dá a falsa impressão de que temos mais dinheiro do que temos na realidade.
Dica: tire o cartão de crédito da carteira por algumas semanas e pague tudo a vista, usar o seu dinheiro te força a tomar uma decisão. Gastar agora vai doer, mas é pro seu bem.
4 - CRIE UM DIA (OU MAIS) "ZERO GASTOS" NA SEMANA
Controle o dinheiro que entra e sai da sua carteira. Anote no calendário e torne esse(s) dia(s) zero gastos um sistema consistente.
5 - MANTENHA AS SUAS COISAS ORGANIZADAS (PRINCIPALMENTE O GUARDA-ROUPA)
Manter as coisas organizadas nos dá a noção de tudo o que possuímos e do que realmente
precisamos e estamos usando. Essa foi uma das primeiras atitudes que tomei quando decidi economizar: arrumar o meu quarto. E foi nesse momento que eu percebi o quanto dinheiro eu havia jogado fora, pois muitas coisas ali eu comprei e nunca usei, porque achei que estava fazendo um bom negócio.
Dentro dessa categoria, considere:
Peça coisas emprestadas: quantas vezes no ano você utiliza um vestido longo de festa? Pois é, antes de gastar dinheiro com esse tipo de coisa que você tem certeza de que usará uma vez a cada cinco anos, considere perguntar para familiares e amigos se alguém tem para te emprestar. E cá entre nós: alguém sempre tem!
Compre em lojas de departamento ou em Brechós: você se importa tanto assim com a marca daquele produto? Experimente visitar brechós, muitas das vezes os produtos estão ali e nunca foram usados. E os preços são bem mais atraentes.
Antes de descartar, veja se aquilo não pode ser consertado: principalmente quando se trata de eletrodomésticos ou eletrônicos, enviar ao conserto muitas vezes sai bem mais barato do que você comprar um novo.
Doe o que não usa mais: além de ser uma coisa que faz um bem danado para nós mesmos, desapegar das suas coisas podem fazer outras muitas pessoas felizes. Pense naqueles que não podem se dar o luxo de escolher uma roupa bonita para comprar.
6 - CONSIDERE FAZER COMPRAS FORA DO PAÍS
Viajar para o exterior não é algo que fazemos sempre, porém sempre conhecemos alguém que está indo e voltando, e, nessas horas, se você estiver precisando de eletrônicos, cosméticos, roupas e até bugigangas, vale considerar a possibilidade de fazer uma encomenda!
Existem também lojas virtuais de brasileiros que moram no exterior e enviam produtos para as terras Tupiniquins à preços super em conta.
7 - COMPRE MAIS PELA INTERNET
Hoje em dia a internet é uma ótima aliada para nos ajudar a economizar e pagar menos por aquele produto que tanto queremos. A facilidade de pesquisarmos o mesmo produto em diversas lojas ao mesmo tempo ainda me impressiona.
Dica: uma das maravilhas de realizar compras pela internet, é o sistema de cashback. Que nada mais é do que o seu dinheiro de volta. Eu, por exemplo, utilizo o Méliuz, um portal que disponibiliza, gratuitamente, cupons de desconto das melhores lojas online do Brasil e ainda te devolve parte do valor gasto em suas compras. Clique aqui para se cadastrar e conhecer essa maravilha!
8 - TROQUE A BALADA PELA FESTINHA EM CASA
O mesmo vale para: deixe de sair para comer e faça uma jantinha gostosa em casa. E você não precisa passar o fim de semana inteiro trancado em casa! Se você costuma sair de sexta, sábado e domingo, escolha apenas um deles para sair. Aproveite os outros dias para caminhar ao ar livre (aí você já corta os gastos com a academia), ou curtir a sua casa.
9 - REVEJA SEUS GASTOS ESSENCIAIS
Você tem certeza de que ainda precisa de uma assinatura mensal de jornais ou revistas?
Será que você precisa mesmo de uma faxineira duas vezes por semana? Ou de um pintor para mudar a cor das paredes do seu quarto?
E a conta do seu celular? Não seria interessante colocar um limite?
Porque você continua com aquela conta bancária e/ ou cartão de crédito que cobra anuidade sendo que hoje em dias temos opções de contas básicas e gratuitas?
Vale muito a pena você fazer um DETOX financeiro e cortar alguns gastos aqui também!
10 - VENDA AS SUAS COISAS
Agora que você aprendeu as preciosas dicas para economizar, que tal fazer dinheiro?
O importante aqui não é fazer rios de dinheiro, mas te deixar mais consciente na hora de gastar. O mesmo vale para você tentar ganhar mais com alguma habilidade que você já tem.
Aquele brigadeiro ou pão de mel que você faz é delicioso, não é mesmo? Coloque ele à venda! Leva para o trabalho, escola ou ofereça para os familiares e aumente a sua poupança.
E esse monte de coisa no seu guarda-roupa que você nunca usou (e nunca vai usar)? Jogue na internet para vender! OLX, Mercado Livre e Enjoei :P estão aí para nos ajudar.
-
O que acharam? Vocês possuem mais alguma boa dica para economizar? Compartilhe aqui abaixo nos comentários :)
Essas ideias bacanas eu peguei do Blog Guia Bolso e Organizze, além de aprimorar com dicas que eu mesma sempre utilizo!